Quem Somos

A Escola de Negócios UNINTA – ENU é um projeto de Extensão guarda- chuva dos cursos de gestão do Centro Universitário Inta – Uninta.

O Projeto tem a pretensão de ser uma fonte de informação leve, rápida, atualizada e confiável sobre Gestão e Negócios, pautados por assuntos sobre Mercado, Empreendedorismo e Carreiras da área de Ciências Sociais Aplicadas dos cursos de Gestão do Centro Universitário Inta – Uninta na sua modalidade à distância.

Para tanto notícias, estudos, entrevistas, podcasts, eventos, laboratórios serão criados e aqui expostos para sua divulgação e leitura.

Justificativa

O ensino da Administração de empresas e dos cursos de gestão nos últimos anos passa por mudanças significativas. O advento das novas tecnologias no final do século XX, notadamente a internet, trouxe um impacto para a gestão de empresas onde se observa a ascensão de áreas antes consideradas periféricas como tecnologia da informação, empreendedorismo e inovação.

O peso das novas tecnologias é tanto, que hoje, as grandes empresas são chamadas de startups, seus executivos são engenheiros com expertise em programação, gestão de projetos e data mining, todos aprendidos de forma autodidata ou através de cursos rápidos disponíveis na internet.

Legislação

A Resolução CNE/CES nº 5, de 14 de outubro de 2021 – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, preconiza em seus apostolados a urgência em atualizar os conteúdos dos cursos de gestão no Brasil, a utilização de novas tecnologias no ensino da administração (metodologias ativas), como também conteúdos práticos relacionados ao empreendedorismo, sistemas da informação, tecnologias digitais e processos disruptivos; como forma de manter os cursos relevantes.

A fim de sobreviver, os cursos de administração mundo a fora, vem reagindo a estas novas tendências de mercado adaptando o chamado ensino tradicional aos novos tempos. Novas modalidades (EAD), novos cursos (tecnológicos, bacharelado de curta duração), novas disciplinas (logica de programação, novas tecnologias…) estão previstas nas discussões dos órgãos que regulam o ensino de gestão no Brasil.

Para suprir essa crescente demanda foi pensada e criada a Escola de Negócios Uninta – ENU.